sábado, 28 de julho de 2018

Poder e consumo
armas letais matando tantos
ontem, o cinema como industria
controlado por outras por instantes
instantes que perduram até agora
enquanto a TV, assume o trono
e nós? Consumidores sem história
deixamos de pensar, ou ver o mundo
apenas consumimos aparvalhados
sem ciência, ou consciência só comprando
enquanto os poderosos e abastados
vendem tudo, inclusive nossos sonhos
sonho alto, com fortuna e boa vida
sonho pouco, só cachaça e boemia
sonho médio, roupas caras e mordomia
uma casa, muro alto e covardia
que me importa, como vive o vizinho
o parente, o aderente ou amigo
hoje sonho em viver realizado
e me basto vendo apenas meu umbigo!
E eles gozam, gozam alto em zombaria
roubam tudo, inclusive nossos dias
o passado, sempre embaixo do tapete
a história se transforma em carochinha...
E nós outros, que importa o destino
da nação, do menino, ou do velhinho
eu garanto o sustento dos meus filhos
se não der no Brasil, procuro um ninho
Vão pro States, serão grandes poderosos
ou pra Londres, conhecer a realeza
ou quem sabe Portugal cantar o fado
sem saber da origem, portuguesa?
Foi herança do Brasil e seus escravos
que cantavam suas dores e tristezas.
Vânia de Farias Castro.
Em 24 de junho de 2018
Imagens: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário