terça-feira, 5 de setembro de 2017

MINHAS DORES

MINHAS DORES.
Já as minhas...
em meu dorido peito se aninham
e destroem, qual erva daninha
toda minha plantação de esperança...
Minha mente febril, não mais descansa,
ao contar tantas contas num rosário.
Quando tento gritar, eis que me calo
esperando o desfecho, me resigno.
Vejo a insensatez, com voz altiva
Com o dedo em riste me aponta
já não entendo o fito que a anima
só a ponta afiada de sua lança.
Siga em paz, meu rapaz, com sua língua
afiada, cortante e ferina
o seu cérebro fervente já cozinha
a razão que um dia, apresentaste
hoje vives da fama que alcançaste
quando outros calados te ouviam
mas agora, há muita gritaria
muita voz, delatando teu disfarce.
Vê se para e reflete, sem soberba
que é preciso ceder, para que vejam
se as nossas razões têm fundamento
e se caso não forem pertinentes
procuremos, calados, mas contentes
aprender com o outro, o que ele traga
a nos oferecer, como lhe agrada
como o mesmo nos vê, como nos sente.
É preciso, seguir nosso destino
aceitar se estamos em declínio
para então resolver, pela mudança
se ficarmos parados a lamentar
ou atacando os outros, a atracar
em um porto onde tínhamos segurança
tudo muda, está em movimento
uns levantam, outros ocupam o assento
uns aplaudem, enquanto outros vaiam
é preciso enfrentar nossas batalhas
e sair da inércia, da dormência.
Que entendamos de uma vez
que a impermanência
segue apenas as leis da evolução
não adiante, sofrer por antecipação
se o outro, passar a nossa frente
Tudo passa: a glória e a dor
quem é escravo, um dia foi senhor
quem é santo, quem sabe foi ladrão
não nos serve a irresignação
ante as leis, de causa e efeito
se o teu tempo, é passado não há jeito,
que emende um tecido roto, não
Não entendo o ataque sem propósitos
tuas pedras atiradas, sem um alvo
vejo tanto asneira, que embriago
em tua água ardente e amarga
pensas que o trono é teu, e o engasgo
que outros possam ocupar, te causa horror
não adianta rolar em estertor
eis que a roda do tempo não perdoa
cada qual faça uso da coroa
pelo tempo indicado, com louvor
não adianta matar o sucessor
pra manter o status qual impostor
e manter para sempre o reinado!
Vânia de Farias Castro.
Em 01 de setembro de 2017.
Imagens google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário