quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Incomoda-me muito, ser tratada por "linda", "fofa", "meu amor", "gatinha", e outros adjetivos... É que as pessoas tem nome, sabe?
Dizem os antigos que trazemos em nosso nome, o significado da tarefa que iremos cumprir na terra e portanto, quando alguém nos chama pelo nome, está nos lembrando ou chamando-nos à ordem para o cumprimento desta tarefa, eis que consideramos missão, responsabilidade dada aos verdadeiros missionários, santos, mártires e avatares.
Pois bem, vamos supor que esses significados tenham fundamento: Meu nome, dizem é de origem nórdica, que pode significar esperança, ou dádiva de Deus, dentre outros significados senão vejamos:
Vânia: Significa “abençoada por Deus”, “agraciada por Deus”, “presente de Deus” ou “a que traz boas notícias”.
Vânia é um nome de origem russa, utilizado como o diminutivo de Ivan.
Vânia possui as mesmas raízes etimológicas que Joana, variante feminina de João, que surgiu a partir do hebraico Iohanan, derivado da união dos elementos Yah “Javé”, “Jeová”, “Deus” e hannah, que quer dizer “graça” ou “presente”.
Algumas pessoas consideram um segundo significado para o nome Vania (sem o acento), a partir da língua germânica e que significaria “aquela que tem esperança” ou simplesmente, “esperança”.
Na língua portuguesa, Vânia é um nome utilizado predominantemente no feminino, assim como outros nomes semelhantes, como Ivânia ou Ivana.
As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem alguns apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Vaninha, Vá ou Van, por exemplo.
No Brasil, uma das personalidades mais populares com este nome é a cantora Vânia Bastos, que ficou conhecida por estar ligada ao movimento cultural Vanguarda Paulista.
"Significa “abençoada por Deus”, “agraciada por Deus”, “presente de Deus” ou “a que traz boas notícias”.Vânia é um nome de origem russa,... (dicionário de nomes).
Origem Do russo.
Significado
Diminutivo russo de Ivan (João) que no Brasil foi adotado como nome feminino. Deus é misericordioso. (dicionário de nomes de bebês).
Vânia :Germânico :Terra Verdejante. (significado dos nomes germânicos).
Significado: Esperança
Origem: Gaulês
Vânia é um nome de possível origem germânica e russa, e é muito utilizado no Brasil, podendo ser considerado uma versão diminutiva de Ivan, um dos nomes russos mais conhecidos e usados.
é um nome de origem Hebraica/Russa e tem como significado “Deus perdoa”, “Deus é cheio de graça”, “graça e misericórdia de Deus” ou “agraciada por Deus”. Possui gênero predominante feminino.
Agora num campo mais generalizado:
Significado do Nome com a Letra v
Possui um lucidez incomum, especialmente no que se refere julgar o mundo e as pessoas. Sempre abre a boca para dizer a coisa certa. O problema é que não vive com os pés chão, e desliga sua atenção com uma rapidez incrível. As vezes isso da a impressão de não estar nem ai para o que acontece a sua volta. Liberdade, é uma coisa muito importante para você e, e por esta razão prefere resolver sozinho seus problemas sem pedir ajuda ou conselhos a quem quer que seja. Não gosta nem de dar nem de receber ordens. E precisa aprender a controlar a teimosia."
Com relação ao significado menos específico, discordo no ponto em que diz "sempre a boca para dizer a coisa certa". Já que ao contrário de Ofélia, abro a boca tagarela, para falar as coisas mais absurdas e incertas, isto se estiver entre amigos e familiares, claro!
Ainda lembro de minha saudosa mãe, que tinha verdadeira ojeriza pelo chamado hodierdamente e importado Bullying, mas que existiu desde todos os tempos, principalmente pelos que apresentam complexo de inferioridade e tentam demonstrar uma suposta superioridade ou poder sobre os demais que em suas visões distorcidas consideram fracos, por não apresentarem características pusilânimes, como as suas.
Certa feita, um rapaz, bem mais velho biologicamente que eu, que ainda era uma criança, arranjava em sua criatividade atarantada, inúmeros apelidos com o intuito de me magoar, claro, o que em alguns momentos atingia o seu insensato fito.
Como apresento o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, TDAH, mesmo considerado o termo inadequado - que me desculpem os psiquiatras, especialistas no transtorno, e sei que daqui a alguns anos, esse termo será alterado, já que apresentamos uma atenção exagerada, e não deficitária, em inúmeras direções, afazeres e interesses, daí a dificuldade em nos concentrar em certos detalhes que não nos interessa tanto, e focarmos nossa atenção nos que realmente despertem nosso interesse ou predisposição.
Pois bem, acontece que as características de meu transtorno, são mais comuns nos meninos, ou seja: agitação, excesso de movimento, criatividade exagerada, tagarelice e locomoção, e por consequência sofria inúmeros pequenos acidentes, para pavor de minha mãe, e ou outros cuidadores.
Geralmente as garotas com esse transtorno, são quietinhas e sonhadores, se distanciando mentalmente do espaço onde estejam mesmo que sentadas, não prestando atenção em aulas, ou outras atividades que considerem monótonas.
Voltando ao garoto cujo nome era ou ainda é Hildebrando, que de brando não tinha nada, muito pelo contrário, era o terror da molecada. Não conseguia nos deixar em paz, com os mais variados requintes de crueldade com suas macaquices e invenções dos apelidos mais que diversos e perversos, e eu claro era uma de suas vítimas.
Dizem alguns defensores do bullying que é coisa de criança, nada que atrapalhe ou prejudique o desenvolvimento das vítimas e de seus algozes, mas vejo que muitos matadores em série, começaram a matar após o disparo de gatilhos psicológicos que lhes levaram ao momento em que foram submetidos ao passado de vexames e humilhações.
Acontece que no meu caso, não causou grandes danos, só raiva e incômodo, quando era chamada, "testa de relâmpago", numa época em que desconhecia que uma testa larga e proeminente pode ser sinônimo de inteligência e clareza nos pensamentos, como afirma o amigo espiritual Miramez, através da psicografia de João Nunes Maia. Ou "tapa na porta" quando nas minhas correrias batia com minha cabeça na porta a minha frente, o que acontece até hoje diante de algumas vitrines.
Hoje fico a pensar que se não fosse uma auto estima rebaixada, Hildebrando poderia ter se tornado um escritor, um poeta, jornalista, por sua criatividade em usar figuras de linguagem com tanta propriedade e principalmente as metáforas.
Mas voltemos a minha mãe, que a época era comadre da mãe do danado do garoto, eis que como parteira, era comadre de boa parte da cidade, e ao tomar conhecimento das reincidências e implicância de Hildebrando, sacou de minha certidão de nascimento, convocou uma reunião inter familiar, e exigiu do jovem entre assustado e aturdido que não só lesse e soletrasse me voz alta, meu nome e sobrenome, como a partir daquela data, passasse a me tratar pelo nome que havia lido e soletrado. Caso contrário, esquecesse que eu existia eis que prescindíamos tanto eu quanto ela do contado com o mesmo, enquanto a insistência daquele comportamento, com os devidos pedidos de desculpas a e da comadre, claro!
Será por isso que ainda hoje, me sinto incomodada e um pouquinho enjoada, quando sou tratada por "fofa", "meu amor", "linda", por amigos virtuais, que talvez, jamais tenhamos qualquer contato? Vale acrescentar que meu nome continua o mesmo: Vânia de Farias Castro, que mantive mesmo após o casamento, eis que não via sentido em acrescentar o sobrenome do meu então esposo, já que sempre lutei pela preservação de minha identidade e individuação.
Gosto de ser chamada por Vânia! Eis que sou lembrada de meu compromisso enquanto estagio, neste planeta/escola e os apelidos carinhosos recebo de filhos, amigos físicos, namorados, namoridos, esposos, amantes, amores, filhos, netos e noras.
Vânia de Farias Castro
setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário