domingo, 16 de abril de 2017

NA CORDA BAMBA

NA CORDA BAMBA
Vânia de Farias.

Está difícil andar por aqui
ando na corda bamba e ainda embriagado
com tantas informações, estou ficando surtado
uns blasfemam, outros gritam, uns perseguem
outros atiçam... Outros tantos se irritam


ficamos muito excitados um tanto atabalhoados
sem um rumo, sem um norte, tanto selfie, tanto blefe
melhor é ficar esperto, se eu cair dessa corda
não verei ninguém por perto

Vejo muito espalhafato, sempre ocultando o fato
a justiça sem a tarja, despediu-se do seu fito
vê dinheiro, vê poder, mas não consegue nos ver
indigentes, só arrigo, injustiçados e aflitos,
onde encontrar solução pros inúmeros conflitos?

Fui na igreja rezar, encontrei só malandragem
na fogueira da cobiça, ganancia e sacanagem
vi queimar nessa fogueira, a nascente do amor
das cinzas a chaga pútrida do egoísmo medrou

vi seus chefes, enganando, a todos que aportavam
naquele grande teatro, indo em busca de regalo
que aplacasse a sua sede de justiça e de amparo
só encontraram impostores, rindo do livro sagrado.

Fui na escola ver o ensino como eu tinha lembrado
mas só vi a rebeldia, desrespeito aos bocados
professores hoje tios, não ocupam o estrado
transmitindo o que aprenderam, só deboche enfeitado

com sotaques, tiques, toques, malandragem desencanto
e os pobres professores encolhidos a um canto
com medo de represálias, desemprego e outros tantos
deboches, menos valia, humilhação, amedronto.

Fui visitar o amigo, em seu mundinho encantado
mas só vi deselegância, em seu rosto emburrado
quando falo de conflitos, sofrimento maus bocados
quando surto, vendo o outro amido desfigurado

pela empáfia, covardia, perseguição disfarçados
de bons modos, fala mansa, bom traquejo no mercado
levando a mercadoria, sem sequer ter um trocado
muito menos o dinheiro para levar o comprado

meu amigo visitado fica logo lívido e tenso
só fala de fantasia, meditação e consenso
pula assunto, perde tempo, mas não perde o equilíbrio
fiquei impressionado, com a pressa do amigo

de fugir do nosso assunto, quando mostro o inimigo
pulando com rapidez, de dentro bem escondido
de minha mente inquieta, seu abrigo preferido
meu amigo, foge rápido não enfrenta o perigo.

Vânia de Farias Castro.
em abril de 2017
Imagens Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário