segunda-feira, 7 de setembro de 2020


 

Especialistas já estão falando.

O presidente do Albert Einstein médico -cirurgião Dr. Sidney Klajner já alertou que o número de infectados e mortos devem ser multiplicados por 15, em razão da sub notificação. Muitos governadores estão omitindo de forma deliberada, para ceder às pressões dos empresários e flexibilizarem o isolamento social.

Evidente que em alguns casos, a falta dos testes provavelmente deixará as secretarias de saúde de todo o território sem poder avaliar o número de infectados, entretanto as sub notificações também se dão com o fito de deixar os estados e municípios com a sensação de invulnerabilidade, o que faz que muitos se arrisquem acreditando que o vírus não chegou ao seu estado ou município.

Esse tipo de conduta irresponsável e até criminoso atende aos interesses destes governantes em manter satisfeitos os apoiadores de suas campanhas, que na grande maioria apoiaram com dinheiro, e pedem que as medidas de isolamento social sejam flexibilizadas para que seus empregados voltem a trabalhar e suas contas bancárias continuem abarrotadas de moedas, esquecendo (os governadores e prefeitos) que os eleitores também tem direito à vida, e que seus votos são contabilizados da mesma forma. Ou eles pensam que a sociedade não vai descobrir essa leviandade e total ausência de compromisso?

O secretário executivo do Ministério da saúde, JOÃO GABARDO DOS REIS, vem afirmando que a curva de evolução do vírus em nosso país, está bem abaixo da Itália e da Espanha, "esquecendo" de informar que nestes países estão fazendo testes, e no nosso NÃO!

Noutra direção, o Secretário Nacional de Vigilância e Saúde, O Dr. Wanderson de Oliveira, propõe que os óbitos, em razão de problemas respiratórios graves devem ser catalogados como causa mortis o COVID 19, para que cheguemos a um número razoável e possamos tomar as medidas necessárias para o enfrentamento do vírus.

Fato que também merece ressalva, é que no Brasil, o vírus vem ainda atacando de forma violenta o aparelho gastro intestinal, onde se verificam pessoas contaminadas com o COVID 19, que apresentaram os sintomas de fortes dores abdominais e ainda diarreia.

Noutros casos, como por exemplo o da cantora Preta Gil, além dos incômodos das fortes dores no corpo, ocorreu a perda do paladar e do olfato, passando por momentos de dor e medo, angústia e ansiedade.

Outros especialistas afirmam que o COVID 19, também afeta o coração, significando dizer, que muitos óbitos em decorrência de infarto ou outros problemas cardíacos, caso houvessem testes disponíveis, poderiam atestar que estavam contaminados.

Pelo exposto, sigo em apreensão e peço com com a devida vênia que nossos governadores e prefeitos, ajam com responsabilidade, seriedade e o respeito que o momento exige.

Vânia De Farias Castro
Em 29 de março de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário