segunda-feira, 14 de agosto de 2017

QUESTÃO DE ESTILO

QUESTÃO DE ESTILO.
Mesmo assim... ando meio atrapalhada
mas continuo caminhando
me ditaram alguns padrões
para encaixar os meus sonhos
eles fugiram assustados
não gostaram desses planos

Falaram pra eu não usar
roupa curta no inverno
outra com nome de artista
disse pra eu não usar terno
assim eu fico confusa
o que usar nesse inferno?
Quando usei um chapéu
abas largas, flores grandes
um jovem me perguntou
se o sol estava queimando
olha que coisa mais louca
não sabia que chapéu
é guarda-sol ou ou de chuva
para proteger o crânio
se for, acredito eu
sua mãe usou por anos
é a única explicação
para trazer para o mundo,
um tonto ao invés do Zorro
ou então, foi por engano.
Outros vivem implicando
com os os botões de minha blusa
com meu estilo boho
mesmo em dias com chuva
mas se uso sobretudo
se espantam e se emburram...
Não importa o tecido
se de lã, ou poliéster
malha fria, cotelê
ou a pele que me veste
olham sempre censurando
parece que estou com peste
Esperam que eu me vista
como todas que conheço
se é moça, usa shortinho
calça justa e adereço
mas se velha, é preciso
usar xale com vestido
saia ou calça comprida
com etiqueta da moda
mostrando sempre o preço
mas parece um pelotão
empunhado seus fuzis
dos olhos, saem faíscas
e gosma de seu nariz
eu até me arrependo
do dia em que nasci
em lugar tão atrasado
onde o outro é quem diz
o que eu devo usar,
calçar e até pensar...
Imagine se souberem
as coisas que aprontei
e as tantas fantasias
que sonhei e que vesti.
Uso alfaiataria
calça esporte ou mesmo clássica
risca de giz, ou de chita
se ficar feio ou sem graça
quem carrega a fantasia
é sempre minha carcaça
Não adianta chegar
com sugestões de estilo
paetês, grega ou galão
sianinha ou soutache
cores foscas ou com brilho
faça uso, do meu gosto
não espero aprovação
quando compro minhas roupas
acessórios ou outros itens
não me doam um tostão!
Gosto de lenço, echarpe
pashimine, golas altas
bota de cano longo
calça jeans, listras largas
chemisié, ou taiê
chapéu coco, ou gravata
vai depender do momento
ou o que me der na lata.
Já usei saia godê,
saia longa e mini saia,
sai midi, ou mesmo lápis
com pregas machos ou fêmeas
fendas, plissados ou franzidos
dependendo do recado
do momento, ou da calçada...
Usei também macacão
de todo tipo de sarja
linho, malha ou cetim
algodão, seda cortada
à lazer ou até queimada
nas pontas com vela, em casa.
Gosto ainda de vestidos
esvoaçantes ou tubinho
preto básico, ou curtinho
longo e todo drapeado
de linha, renda ou brocado
de gurgurão, ou bordado.
Olha lá se eu estou
te pedindo opinião
não uso farda, ou tendência
visto o que tiver na mão
saia longa bem rodada
danço coco de umbigada
com calça índigo enfrento
o trabalho ou a balada
ou qualquer reunião.
Vânia de Farias Castro.
Em agosto de 2017
Imagens: Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário