segunda-feira, 14 de agosto de 2017

MANDA TEU NÚMERO

MANDA TEU NÚMERO!

"Manda teu número, linda"
foi a ordem recebida
pelo amigo virtual
em hora imprópria e indevida
onde se viu receber
ordens de homem que eu
sequer, jamais vi na vida!


Quando lhe disse que não,
que costumo me manter
afastada de amizades
preto e branco ou colorida
me privando de dizer
o que corria apressado
na minha mente atrevida.

o "novo" amigo acuado
respondeu sorrindo e bravo
que é dos mais conhecidos
desse recanto quadrado!

Ora que coisa engraçada
sempre tive ojeriza
de galanteio assanhado
mas eis que me aparece
um cabra dos mais gaiatos
ainda mais com gemido
acreditando o coitado
que "linda", "fofa", "gatinha"
engana, velha vivida!

Quando eu era ainda mocinha
não caía em trapalhada
considerava vexame
decadência ou o que o valha
partir pras loucas caçadas
com outras jovens garotas
com sonhos, e despreparadas

amigo a gente encontra
pelas estradas e lidas
quando temos afinidades
sem prévio aviso da vida

não é prudente caçar
em clubes, bares, baladas
pelo príncipe encantado
para não morrer nas calçadas
ou mesmo em helicóptero
como lixo, descartada

ou na lábia de malandro
psicopata assassino
essas histórias ouvi
desde os tempos de menina

já acompanhava as notícias
que chegavam na província
das cidades, grandes, frívolas
com vadiagem encobrindo
as mais aberrantes taras
nas caras de belos meninos...

Ou de "homens de respeito"
com dinheiro e tradição
algumas moedas no bolso
 ostentando um cordão

de palavras repetidas
mas pareciam as rezas
dos padres de minha terra
com batina até o chão.

Mas muito tempo passou
hoje sou velha e avó
casei, descasei, vivi
não fiquei no caritó

tive filhos que espero
não façam papel de trouxa
jogando conversa fora
com as velhas, nem com moças

não usem o tal Facebook
para cantar sem tem voz
pra mastigar sem ter dentes
pra escutar sem as oiças!

Prestem muita atenção
meus filhos e neto queridos
no exemplo das mulheres
que com vocês tem vivido

não alimentem machismo
dando uma de sabidos
tentando tripudiar
com amigos ou inimigos
 ou mulheres que encontrem
por esse mundo comprido...

Pensem logo se queriam
que sua mãe ou irmã
amiga, tia ou avó
fosse tratada por machos
como coisa sem valor
ou objeto pra uso
por baixo do cobertor.

Se encontrarem por aí
com uma mulher de fibra
condecorada na vida
com sofrimento e suor
trabalho e rugas no rosto
ou mesmo uma pele lisa
sem a visita da dor

respeitem, eis que a vida
descarta sem preconceito
os que se julgam espertos
e pulam como macacos
loucos, mostrando sem escrúpulos
a genitália encardida
por traz da fala machista
sem escrúpulo ou pudor!

Vânia de Farias Castro.
Em 07 de julho de 2014
imagens Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário