segunda-feira, 14 de agosto de 2017

DIA DE AGRADECER

DIA DE AGRADECER
ao meu pai:
Antônio Fernandes de Farias.
(Padre)
Hoje quero agradecer
pelo pai que és pra mim
quando ainda pequenina
enchia-te de orgulho vivo
como viva é a memória
gravada em minha retina.
Lembro das tardes serenas
em que juntos passeávamos
pelas ruas da cidade
pequena, onde morávamos
de mãos dadas, num desfile
dois corações se amando
mostrando pro mundo inteiro
uma espécime de humano:
tão raro, nos nossos dias
de valor imensurável
meu pai foste o miserável
que sofria os desenganos
de teus irmãos sofredores
nas dores, de um mundo insano.
Também foste a fonte límpida
sem preconceitos malsãos
orgulha-me a retidão
de tua conduta ímpar
meu pai, eu lembro ainda
de teu humor aguçado
quando chamado por outros
a julgar e condenar
saías logo apressado
sem raiva ou ira a mostrar
que aos outros, é que cabe
como viver ou morrer
e suas escolhas são
resultado do querer
do livre arbítrio, que Deus
lhes deu para os ver crescer
Também da generosidade
que mostravas ao caminhar
nas estradas escolhidas
para teus pés palmilhar
quando davas a um pedinte
uma camisa tirada
dor armário em bom estado
em linho puro e passada
pelas mãos de teu amor
minha mãe, nobre guerreira
que também está com o Senhor
Quando eras indagado
de tuas motivações
por que dar a um pedinte
destituído de pão
roupas novas e decentes
respondias então sorrindo:
- porque ele é um irmão!
Meu pai, agora embargo
a voz de meu coração
foram tantos os exemplos
que deixaste para nós
de homem sem atavios
sem melindres, cuja voz
levantava-se no momento
em que fosse defender
os mais débeis vulneráveis
homens sem alvorecer
prostitutas e dementes
vítimas da drogadição
crianças ao abandono
sem um lar, ou mesmo pão
Meu pai, ainda és modelo
que quero sempre seguir
por essas estradas íngremes
com meus débitos a carpir
espero, quieta e serena
o dia do reencontro
contigo, noutras paragens
para de novo seguir
em busca de evolução!
Vânia de Farias Castro.
em 12 de agosto de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário