quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

NATAL

NATAL
Vânia de Farias
É Natal, as luzes das vitrines
ainda estão acesas,
e não existe sequer um pão
em minha mesa, minha garganta
segura um grito de agonia
tento racionar, nesta noite fria:
se vivo na penúria, o ano inteiro
que importa se é dezembro,
março, ou fevereiro?
A minha fome, é de todo dia...
Não entendo a revolta que
me visita agora,
no entanto a algaravia
que escuto lá fora
fere meus tímpanos
e encharca minha mente.
Tento dormir, o sono
está ausente, só a presença
da angústia, que se ergue
a minha frente
tentando atravessar sua
adaga fria em meu peito!
Quero te pedir, ó Jesus!
me acuda agora
tanta festa e desperdício
dançando lá fora
enquanto a triste miséria
se senta em minha mesa...
Mas, que foi? De repente
escuto um grito:
uma jovem mãe num surto
esquisito, profere uma súplica
à Virgem Maria.
Ergue os braços aos céus
e seu grito atinge o vácuo.
Suas frágeis mãos,
quase saltam de seus braços
e sua súplica invade todos
os recintos...
Ela pede a Maria, que ampare
o seu filho: um jovem estudante
que agora foi assassinado.
por uma bala que se perdeu
da mão do policial ou do bandido
A louca mãe, pede perdão
de seus pecados, e roga
a Maria, um pouco de paz em seu delírio,
de compreensão para banhar
aquele algoz, que hoje lhe
tirou seu bem mais precioso: seu filho.
Pede ainda, que interceda
junto a Jesus, seu filho - e
que o mesmo atenda a seu pedido:
Que receba nos braços
seu filhinho agora inerte,
que o mesmo encontre
a paz, que lhe fugiu, deixando
apenas a morte.
E neste instante, uma lágrima
se distrai, caindo em meu rosto
e banhando minha face.
Compreendo, agora que minha
fome é de justiça
mas, O Aniversariante
um dia morreu me dando
a vida!
Ergo os olhos e agradeço
pelos ouvidos meus
que me permitiram hoje escutar
aquele pedido.
De uma mãe com recursos
e dinheiro, mesa farta
e outros bens, lhe visitando
o ano inteiro.
Mas que hoje, preferia estar
sem pão, mas com seu filho
aureolando seu coração!
Vânia de Farias
Em 05/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário