terça-feira, 1 de janeiro de 2019



Como gostamos de datas não é mesmo? Do Ano Novo, da proclamação da República, da independência do Brasil.... E da morte de Tiradentes? Muitos gostam também, de rever as cenas do mesmo esquartejado e sangrando por ter sonhado por um Brasil melhor.
Pois é... Os sonhadores sangram, e sangram todos os dias, esquartejados, dissecados, autopsiados, estudados como se loucos perigosos fossem, mas na verdade são loucos sim!
Numa sociedade formada por tantos saudáveis e eficientes, quem apresenta um defeito físico, é deficiente, e quem sonha é louco!
Mas voltemos as datas... Comemoramos o dia dos mortos, já que esquecemos esses mesmos mortos, durante o resto do ano. E o dia das mães? Também precisamos lembrar que elas existem, que velaram nosso sono, que perderam o sono quando estávamos com febre, com catapora, com papeira, com amigdalite. Que desistiram de seus próprios sonhos, para sonhar por nós, por nosso futuro, por nosso equilíbrio, por nossa felicidade.
E ainda comemoramos o dia de todos os santos, mesmo que professemos outra convicção religiosa e nem acreditemos em santos, mas por que não pegar uma carona no dia deles, não é mesmo? Afinal é mais uma oportunidade para cuidar de nós, de nossos rebentos, de nosso lazer de nossa higiene mental, mesmo que esqueçamos de higienizá-la no resto do ano...
Sim nossa mente está sempre suja de inveja, soberba, tola vaidade, indiferença, julgamento, avareza, ciúmes, antipatia, arrogância e estamos sempre montando um esquema para nos sairmos melhor na fita: da repartição, da instituição religiosa, do bairro, do condomínio, da empresa, da vizinhança.
Afinal tem sempre um colega, vizinho ou amigo trabalhando menos, rindo mais, adoecendo mais e nos sobrecarregando. E o chefe? Que nem sabemos por que o mesmo está naquela posição?
Será que não foi por um QI mais alto do que o nosso? Deve ter sido, pois somos sempre mais competentes do que o mesmo. E podem trocar de chefe inúmeras vezes, seremos sempre mais eficientes e comprometidos... Afinal fomos fadados ao sucesso, e nosso complexo de inferioridade nos alerta a todo segundo que precisamos procurar suas falhas, mesmo que sejam mínimas para provar o quanto somos indispensáveis e competentes e como temos razão, em acreditar que a nós é que caberia aquela posição!
Também comemoramos o Natal... Ah essa é uma festa legal, e saímos por aí esperando presentes, pensando que somos O Aniversariante. Coisa engraçada, compramos roupas, calçados, perfumes, peru mesmo que seja da sadia, que nem é tão saudável assim, mas não prescindimos do tender, do Whisky , do vinho, das taças de cristal, dos pratos de porcelana que copiamos da prima, mesmo com tantas opções no mercado. E não é inveja, é bom salientar que nossa prima tem bom gosto, e nós a admiramos.
E para reduzir o calendário de datas, vamos falar do Ano Novo! Eita festa maravilhosa! E mais uma vez, roupas brancas, substituindo os andrajos morais que foram desfilados o ano inteiro.
Mas agora precismos de paz, para nós e para o mundo, não obstante termos incentivado a guerra, fofocando, trapaceando enganando, traindo, mentindo, adulterando a verdade sempre em nosso benefício, ou apenas para defender nossos pontos de de vista, que sequer imaginamos que são apenas pontos e nossa vista embaçada por nossa empáfia e egoísmo...
Agora desejamos e queremos com todas as forças um FELIZ ANO NOVO, sem nos esforçar para sermos HOMENS NOVOS.
Vânia De Farias Castro
Em 01 de janeiro de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário